A esperança chamada Nadja

A nossa amiga Nadja estava prestes a perder a esperança de encontrar aqui a resposta à sua pergunta sobre a origem do seu nome.

Pois aqui vai com os meus protestos renovados de que nem sempre posso responder, porque não sei tudo. Sei até muito pouco.:

Nadja – que em algumas línguas se escreve Nadia – é um nome de aqui, do Médio Oriente, com origem no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Na língua árabe, significa “o arauto, o anunciador de Deus”. Por extensão, significa também “o princípio, o primeiro”. E escreve-se assim: ندية.

Importado para o Ocidente, Nadia significa “o desapontar de uma flor” e, por extensão, “a esperança”.

O Corão usa a palavra Nadja, como nome de uma deusa adorada pelos árabes, antes de ter surgido o Islão.

Na mitologia grega era uma das sete ninfas de Péricles, a ninfa honesta.

Em russo, usa-se como diminutivo de Nadezhda.

Em francês, o nome Nadine, deriva do diminutivo russo.

Valeu, Nadja?

 

48 Responses to “A esperança chamada Nadja”


  1. 1 nadja 22 Outubro 2008 às 3:26 am

    Até q emfim encontrei algun significado sobre o meu nome.Ñ sabia o sigificado do meu nome e penava na net dias e dias à proucura,sem esperar hoje eu encontrei essa materia super legal q me fez entender porq eu nunca achava.
    Obrigado ao responsavel por tudo isso,fique sabendo q me fez uma pessoa super feliz; amanhã poderei contar à todos sbre o significado do meu nome.

    Sem mais:

    Nadja

    • 2 Mimi 1 Novembro 2010 às 3:22 pm

      надежда, em Russo, é um substantivo comum, e também próprio, feminino (em Português leríamos algo como “nadiejda”). Tem a tradução, do Russo para o Português, de esperança (ou Esperança, se usado como nome próprio).🙂
      Espero que goste de saber, Nadja.
      A títuo de curiosidade digo-lhe ainda que tenho uma amiga estónia que usa como diminuitivo da forma completa do seu primeiro nome (que não estou certa como se escreve em Estónio, lamento…) a mesma forma que você usa como nome completo: Nadja. E concordo consigo que isto dos significados dos nomes próprios é um tema extremamente interessante.🙂
      Um abraço,
      Mimi

    • 3 Cledja NAdieje 4 Junho 2016 às 6:10 pm

      O que gostei é que essa matéria além de ser muito espontânea e divertida é segura.

  2. 5 Édi Prado 23 Outubro 2008 às 2:31 am

    Legal a explicação fundamentada da origem do nome Nadja. Agora, mestre quero ver o senhor entender onde meus pais foram arranjar motivo, origem,razão ou sei lá que deu na cabeça deles. Edevonildo. O nome de minha mãe: Maria de Nazaré Prado Ribeiro. Do meu pai Waldelor da Silva Ribeiro. Todos os meus irmão teriam que ser com a inicial E. Então vieram Edilson Jospe, Edeval de Jesus, Elisabete Maria e Edevonildo Nazaré. Como se explica essa arrumação?
    Édi Prado

  3. 6 nadja 7 Novembro 2008 às 8:11 pm

    eu fiquei muito feliz pois adoro o oriente medio.e sempre me identifico
    com os misterios desse lugar,não sei se e por causa do meu signo que e escorpião ou o meu nome mesmo.mas acrediti sempre em coisas inigmaticas
    e misteriosas pois atraz de um miserio sempre ha uma realidade.espero muito das pessoas pois todas tem alma e coração que a sensibilidade
    de todo ser.bjs

  4. 7 nadja 9 Novembro 2008 às 2:51 am

    Obrigada adorei saber que o meu nome, tem um significado muito importante,bonito. Pois é verdade quando li a frase anunciador de Deus.Sou catequista e amo falar com as crianças e adultos sobre a vida de Deus.Bjss fica com Deus.

  5. 8 Nadija 14 Novembro 2008 às 9:44 pm

    MEU NOME É ASSIM: NADIJA. EU GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO JA PROCUREI EM VARIOS SITES MAS NÃO ACHO,SE VOCÊS PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO,POIS SEI QUE O SIGNIFICADO DO NOME É IMPORTANTE PARA ALGUNS POVOS.
    OBRIGADA

  6. 9 Nadja Almeida 18 Dezembro 2008 às 4:52 pm

    Nossa que legal !!!!!!!!!!!
    Fiquei super feliz ao saber que o meu nome significa todas essas coisas boas!!!
    rsS
    Obrigada pela explicação.
    Att.
    Nadja Cruz

  7. 11 marcos 20 Dezembro 2008 às 6:47 am

    tb mim chamo nadja cavalcanti e gostei da explicação
    pois ja venho a tempos tetendo descobrir o significado de meu nome.
    principalmente pela( ninfa honestidade )pois é uma das melhores virtudes q um ser humano pode ter

  8. 12 Tatiana 24 Janeiro 2009 às 6:51 pm

    Olá, tentei descobrir o significado do meu nome e não consegui, diz que não tem significado. Será que você consegue encontrar para mim por favor. Abraços e sucesso eu encontrei o significado do nome da minha mãe Nadja e fiquei muito feliz. Abraços.

  9. 13 nadja barros 27 Janeiro 2009 às 6:59 pm

    Nossa que legal !!!!!!!!!!!
    Fiquei super feliz ao saber que o meu nome significa todas essas coisas boas!!!
    adoro o oriente medio
    Obrigada pela explicação.
    bjs

  10. 14 Zé António 28 Janeiro 2009 às 10:49 pm

    Mestre, nunca mais escreveu nada.
    Temos saudades suas, por onde anda?

  11. 16 nadja 5 Março 2009 às 2:07 am

    adorei adorei mesmo saber a origem do meu nome

  12. 17 nadja kétima 11 Março 2009 às 5:32 pm

    Até que em fim encontrei algo sobre o meu lindo nome.Sinto-me um pouco aliviada com isso,digo um pouco porque ainda não sei nada sobre o meu segundo nome.

    Valeuuuuuuuu!

  13. 18 Nadja Borges 17 Maio 2009 às 4:27 am

    adorei este esclarecimento pois
    nunca achei o siginificado de meu nome sempre achava nadia
    muito obrigada
    beijinhos

  14. 19 Nadja Silva 30 Maio 2009 às 5:34 am

    Ha muito tempo procurava o significado do meu nome,até que fim encontrei…obrigada bjus.

  15. 20 Nadja Vieira 24 Junho 2009 às 10:43 pm

    Obrigada é bom saber q existe muitas esperanças pelo mundo. Bjoooooossssssssss!!!!!!!!!

  16. 21 Nadja Keller 8 Julho 2009 às 2:32 am

    . Nossa que legaal que eu enontreei isso , não aguentava mais as pessoas fazendo perguntas sobre o meu nome rs . Valeu😀

  17. 22 nadja morais 19 Outubro 2009 às 2:04 pm

    k bom fiquei muito feliz em saber que eu eu carrego desde sempre aquilo que tanto procurava:esperança è meu nome…que presente!!!!

  18. 23 nadja fernanda 3 Janeiro 2010 às 8:07 pm

    eu ameiii saber a origem do meu nome eu pensei q so existia eu de nadja + existem varias pessoas q legal

  19. 24 teuteu 13 Fevereiro 2010 às 7:23 pm

    ei pessoal pesquisa la no youtube abertura de nadja é bem legal

  20. 25 Nadja 1 Março 2010 às 2:16 am

    Amei tomar conhecimento do meu nome, sempre gostei muito dele e, saber que significa ESPERANÇA, então me faz ama-lo muito muito mais.

  21. 26 nadja Costa 1 Março 2010 às 6:59 pm

    Adorei! Muito interessante! Me identifiquei bastante!

  22. 27 Nadja Luiza 29 Junho 2010 às 6:13 pm

    Boa Tarde!
    Minha mae que escolheu o meu nome segundo ela, foi retirado de um romance. Gostei muito enhecer um pouco mais domeu nome.
    Obrigada,
    Nadja Luiza

  23. 28 Nadja Coelho 26 Julho 2010 às 4:34 pm

    De todos os significados que já li sobre o meu nome, esse é o que possui maior fundamento e abarca todos os significados até então expostos, adorei!!

  24. 29 nadja 19 Janeiro 2011 às 11:43 pm

    não gosto muito do meu nome , mas fique feliz de saber que tem um bom significado .valeu pelas informaçoes .

  25. 31 Nadja Aline 2 Março 2011 às 2:09 am

    Foi óooooooootimo saber o significado do meu lindo nome…vlw amigoss…bjo para Amarante-PI

  26. 32 nadja 26 Março 2011 às 8:12 pm

    pensei que meu nome nao tinha nenhum significado
    amei saber tudo sobre meu nome
    beijosssssssssssss amigos fiquem com DEUS

  27. 33 Nádia 21 Junho 2011 às 5:24 pm

    Tenho descendencia árabe, por isso já conhecia o significado do nome como “o arauto, o anunciador de Deus” e “primeiro”, pois sou a primeira filha mulher.
    “Esperança” é o significado mais comum que se encontra para o nome.
    Quanto a origem Grega, das ninfas ou esposas de Péricles, só tinha conhecimento dela pq uma pessoa me disse isso uma vez, explicando inclusive, que o nome chegou a América (acredito que do Norte, pq tratava-se de um americano) com o sentido de honestidade. Fiquei intrigada pq nunca tinha tido, de outra fonte, tal explicação, e hoje encontrei aqui.
    Muito bom, parabéns e obrigado!🙂

  28. 34 NADJA FARIAS 9 Julho 2011 às 1:07 pm

    QUE MASSA!! FIQUEI MUITO FELIZ EM DESCOBRIR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO MEU NOME E JÁ PRE
    – SENTIA SER ESPERANÇA, PORÉM, SOU ESPERANÇOSA EM TUDO QUE FAÇO E COM ISSO JÁ CONSEGUI VÁRIAS CONQUISTAS. OBRIGADA A TODOS… BJSSS

  29. 35 nadja almeida 12 Agosto 2011 às 2:02 am

    Não sabia o significado do meu nome, mais adorei em saber que ele significa esperança,poís não estou muito espeançosa.

  30. 36 nadja rudner 1 Novembro 2011 às 5:55 pm

    amei estes significado do meu nome,afinal a esperanca é a unica que morre.bjs valeu!

  31. 37 Nadja Farias 12 Novembro 2011 às 2:04 am

    Sensacional!
    Bem profundo o significado .Ate o momento nada assim eu tinha visto
    Obrigada

  32. 38 nadja de matos correia 19 Março 2012 às 1:17 am

    Fiquei super feliz em saber o significado do nome Nadja
    Porque sempre diseram-me que tinha origem egipcia por
    isso que hoje resolvi descobrir esse mistèrio e gostei muito
    em saber que o significado era esse mesmo.
    Muito obrigada por vcs terem enviado o significado do meu
    nome…………

  33. 39 Nadja Jalene 30 Março 2012 às 4:33 pm

    amei amei o significado do meu nome….

  34. 40 Nadja Habibe 11 Julho 2012 às 6:38 pm

    Muito obrigada! Já sabia que era Esperança, mas não a origem.

  35. 41 maria jose dos santos 9 Dezembro 2012 às 11:26 pm

    nádja wellen
    adorei saber todo esse significado do nome da minha querida e única filha obrigado

  36. 42 nadja tamires cavalcante silva 10 Dezembro 2012 às 7:21 pm

    eu gostei muito do meu significado eu amei mesmo eu pensava que o nome nadja não tinha esse significado eu amei!

  37. 43 nadja santos 12 Janeiro 2013 às 11:20 pm

    Nossa, amei saber que o meu nome tem esse significado tão maravilhoso, é simplismente liiiiiiiiiindo. OBRIGADA MIMI. Se você soubesse como sempre esperei em Deus…espero e anuncio sempre o nome do meu Deus, porque ele é o meu tudo. bjs

  38. 44 nadja 20 Junho 2013 às 4:45 pm

    Nadja Letícia
    Bom saber!!

  39. 45 Nadja 1 Setembro 2013 às 2:04 am

    Otimo gostei de saber o significado.Obrigada.

  40. 46 Nadja Sherrine 6 Novembro 2013 às 7:49 pm

    Muito bom!

  41. 47 Nadja mineiro da conceição 21 Janeiro 2014 às 10:21 pm

    Adorei saber o significado do meu nome, obrigada!

  42. 48 Nadja Paim pinto de carvalho 2 Maio 2016 às 10:10 pm

    Gostaria de saber mais sobre meu nome ,nascimento 31_12_1963.
    As 4 30hs.


Deixe uma Resposta

