Divagando no Estreito do Bósforo…

Istanbul Bids for 2008 Olympics

 
Image details: Istanbul Bids for 2008 Olympics served by picapp.com

        Mesmo não tendo nunca estado na Turquia, todos aprendemos na escola que o Estreito de Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Már de Mármara e marca, na Turquia, o limite dos continentes asiático e europeu.

Bosphorus é um nome de origem grega, composto de duas palavras: bos (que significa boi) e phorus, foros, (passagem, transporte). Queriam os gregos significar com isso que o estreito era tão estreito que podia ser atravessado por um boi a nado. Ou, segundo outros, que podia ser atravessado sentado num odre, feito da pele de um boi, cheio de ar. Escolham!

Bos é também o nome latino da espécie zoológica a que pertence o boi, ou bove, e todo o resto do gado a que chamamos bovino.

Também se chama gado vaccum, em honra da meia-metade feminina: a vaca.   Já os latinos chamavam ao boi bove e à vaca vacca, e se alguém souber explicar-me porquê, agradeço, pois não encontrei a explicação.

Nos talhos, em Lisboa, chamava-se carne de vaca sem distinção tanto à de vaca como à de boi. Já no Alentejo só vi “talhos de carne de boi”. Era o macho que dominava na designação. Não sei se ainda é assim, nem sei também a razão.

O que se prova, mais uma vez, é que a história dos nomes dos bichos varia consoante o pronto de vista de quem os dá.

Já vimos aqui, há tempos (“Bifes de Peru”) que, na língua inglesa, os mesmos animais tem dois nomes: quando vivo o boi é ox, palavra de origem saxónica, dado por quem os criava; no prato, o boi é beef, de origem francesa, dado pelos normandos, que os comiam…

E da mesma forma porco, carneiro, etc. tinham nomes saxónicos enquanto vivos, e franceses depois de mortos… e cozinhados.

O mesmo sucedia entre nós com o peixe, que só o era enquanto vivo, dentro de água. Cá fora, candidato a mudar-se para o nosso prato, era pescado.  Hoje, em português, já não se usa pescado, como substantivo, mas em espanhol ainda se mantém a distinção.

 

Para saber mais, clique aqui: 

Estambul, Bosforo Y Dardanelos/ Istanbul

2 Responses to “Divagando no Estreito do Bósforo…”


  1. 1 guilherme teipel 10 Maio 2010 às 4:22 am

    Ola, boa noite..

    Como primeira visita ao blog, estou fascinado. Faz cerca de 2 horas que estou lendo, buscando ‘forças’ pra abandonar a leitura e ir pra cama dormir.

    Vendo agora, neste post, sobre a questão de vaca e boi, lembrei-me de quando estive no Mato Grosso do Sul,Brasil, mais exatamente na cidade de Dourados, onde eles utilizam o termo feminimo, exemplo:’ir ao mercado comprar carne de vaca’; enquanto nós, aqui do Rio Grande do Sul, utilizamos o termo: ‘ir ao mercado comprar carne de gado’.

    Hoje não terei mais tempo, nem mesmo concentração suficiente para procurar uma resposta, mas me prometo que farei.

    Outrossim, talvez já tiveste contato com algum ‘gaúcho’, nascido aqui no sul do Brasil, e visto que temos muitas palavras que de modo geral,o restante do país não utiliza, e por conseguinte, certamente, os outros países de língua portuguesa muito menos. Se tiver interesse e abertura para tal, gostaria de apresentar alguns desses.

    Será um prazer ser um seguidor de vosso blog, e quiçá, um participante, talvez não com soluções, mas com dúvidas e curiosidades certamente.

    Fica por agora, para exercício, a palavra ‘gaúcho’, que designa a pessoa nascida no nosso estado (Rio Grande do Sul), como também ‘gaucho'( com sílaba tônica em ‘ga’) que designa os argentinos e uruguaios pampeanos. E também a palavra ‘churrasco’, que designa a nossa carne no espeto assada em brasa, símbolo de nossa cultura gaúcha.

    Gaúcho e Churrasco.

    Um forte abraço, bem gaúcho, por sinal.

  2. 2 beginners 13 Agosto 2014 às 4:42 pm

    Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you
    know a few of the pictures aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it
    in two different web browsers and both show the same outcome.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: