Um blogue de baixo quilate

Há blogues de alto quilate e há os mais modestos, como o meu.

O que é um quilate afinal?

Pois há quilates e quilates, duas palavras que facilmente se confundem:  em diamantes e outras pedras preciosas, o quilate é uma unidade de peso; nos metais preciosos, como o ouro, é uma unidade de pureza.

Comecemos por este: convencionou-se que o ouro puro tem 24 quilates.  Portanto, quando se diz que uma determinada jóia é feita de ouro de 21 quilates, isso significa que a sua liga  tem 87,5%  (21/24) de ouro e o resto são outros metais não preciosos;  se for de 18 quilates (18/24) tem 75%  de ouro, e assim por diante.

Em sentido figurado, um blogue de  “alto quilate” é aquele que tem alta percentagem de conteúdo com valor. O resto tem menos ou nenhuma importância.

            A outra acepção, nas pedras preciosas, é uma unidade de peso, igual a 200 miligramas. Um diamante de 20 quilates, significa que pesa 4 gramas.

            Porque lhe chamamos “quilate”?

Isso é que tem uma história, que vale a pena contar: as batatas vendem-se e compram-se aos quilos, mas os diamantes (tirando talvez a Elizabeth Taylor e os seus ex-maridos) não se compram aos quilos, mas sim em unidades muito pequenas, que têm de ser pesadas em balanças de alta precisão. Antes de haver balanças electrónicas, era preciso encontrar um peso padrão muito pequeno. 

Os comerciantes decidiram-se então pelas sementes da alfarroba, não só por serem muito leves (mais ou menos os tais 0,2 gramas) como porque antigamente pensavam que tinham a qualidade de serem todas exactamente iguais em peso umas às outras.   Hoje sabe-se que isto não é exacto.  Mas as diferenças eram muito pequenas. Comprar ou vender um diamante ou um rubi, consoante o número de sementes de alfarroba que pesava, acabava por ser suficientemente exacto.

O nome da alfarroba, em português, ficou-nos da ocupação árabe, com a habitual conversão do h aspirado, que por vezes se escreve kh, em f.   Al-kharub, em árabe, é a nossa alfarroba. Aqui em Israel chamamos-lhe Harub.  Em inglês, como sabem, diz-se “carob”.

A semente da alfarroba também vem do árabe “qirat”.  Mas a sua origem é grega. Na Grécia, as sementes da alfarroba chamavam-se keration e daí passou para os árabes..

Do árabe “qirat”, talvez através do francês “carat”, ou do italiano “carato”, nós fizemos “quilate”.

O outro “quilate”, que, como vimos designa a pureza do ouro, tem exactamente a mesma origem. Apenas que não é uma unidade de peso.

Na língua inglesa é costume distinguir duas grafias: carat para o peso dos diamantes e karat para a pureza do ouro.

 

 

7 Responses to “Um blogue de baixo quilate”


  1. 1 al cardoso 16 Abril 2008 às 10:22 am

    Na minha escala de valores, o seu blogue e de alto quilate, pena nao ser actualizado mais frequentemente, mas compreendo, com a quantidade de trabalho por si desenvolvido!

    Shalom e um abraco dalgodrense.

  2. 2 A. Pereira 19 Abril 2008 às 3:55 pm

    A origem da alfarrobeira em toda a extensão da bacia do mediterranio é devida aos gregos. Ainda antes dos Arabes chegarem a esta bacia já existia a palavra kharub.Aliás, a origem da alfarrobeira, é muito discutida, mas pensa-se que seja a zona sudeste da Anatolia, Irão e Iraque. Assim, sendo a alfarroba será uma das primeiras plantas exoticas da historia moderna do mediterranêo

  3. 3 célia 28 Abril 2008 às 2:04 am

    Se fosse possível medir seu blog em quilates, lhe diria que é mais bonito e pesa muito mais do que o diamante que o Richard Burton
    deu para a Elizabeth Taylor.
    Todas as faces desse – blog diamante – irradiam muita luz e sabedoria
    para nós que o frequentamos.
    Simplesmente adoro o seu blog.

    abraços

  4. 4 Edite Coelho 7 Julho 2009 às 5:21 pm

    Shalom Inácio(desculpe não saber o que vem primeiro, se a saudação, se o nome da pessoa a saudar):
    Agora que finalmente uso esta palavra, lembro-me sempre de um pratinho com este dizer que comprei, há muitos anos, na feira de Vila Viçosa, e foi o único (tal como outras únicas coisas) que vi em toda a minha vida com essa palavra.. Olho para a foto do seu blog e a sua estante parece a minha: primeiro porque está a transbordar de livros, em segundo lugar, porque tem bonecos, onde nem o Galo de Barcelos falta, aliado ao seu simbolismo. Quando soube da História do Galo de Barcelos(era jovem e frequentava o ISLA), ainda fiquei a gostar mais dele, não só porque representa um animal que adoro, que tem uma voz maravilhosa (vá lá, não façam troça, pois não estou a brincar), ao som da qual gosto de adormecer e de acordar(e muito agradeço aos meus vizinhos por isso),como também porque o boneco de porcelana é engraçadíssimo, feito e pintado à mão. As minhas peças de tudo e de mais alguma coisa são de tal maneira numerosas que tive que as distribuir pelas casas de pais e amigos. Quando alguma amiga vai à minha casa e acha graça a alguma coisa, à saída leva o que gostou. Quando me diz:”Olha lá, então compraste isto e agora estás a dar-me?” A minha resposta é sempre a a mesma: “O que importa são as pessoas não são as coisas”. Esta é a relação do quilate que nem o ouro pode comprar. Na vida, também há acções de quilate vindas da parte de pessoas que nem sonhávamos que poderíam existir, como por exemplo, a criação do seu blog, assim como a aproximação que faz a cada um de nós, sempre que nos responde. Quanto à história do Galo de Barcelos, contada por si, teria muito mais sabor do que contada por mim. Até breve.
    Edite Coelho

  5. 5 laura castiglioni bueno 3 Setembro 2009 às 8:21 pm

    vcs sã uns burros vcs não sabe quato pesa um quilate eu não sei por que eu sou pequena mas vcs são uns cavalão

  6. 6 pamela 7 Outubro 2009 às 12:41 am

    QUANTO PESA UM QUILATE PELO AMOR DE DEUS


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: