Panaceias para vida longa e saudável

Li hoje no jornal que caminhar em passo rápido, pelo menos 40 minutos, três vezes por semana, é panaceia para todas as doenças, pois combate a principal causa delas – o excesso de peso.

Com o devido respeito pelo médico, autor do artigo, parece-me haver aqui um pleonasmo, pois “panaceia”, diz o meu dicionário, já significa “remédio para todas as doenças”.

Antigamente, não tão antigamente que não fosse ainda no meu tempo, os médicos, quando acabavam de se formar, faziam um juramento, chamado o Juramento de Hipócrates, muito comprido, que começava assim:

” Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: etc.

Mais modernamente, entenderam que não fazia sentido jurar em nome de deuses gregos e a fórmula mudou.

Na mitologia grega, Esculápio, o deus da medicina, filho de Apolo, teve duas filhas, Hígia e Panaceia.    Higia era a deusa da saúde.     Do seu nome derivou a palavra higiene.    Panaceia tinha a seu cargo a pasta da cura.

Depois que Pandora, por ordem dos deuses, abriu a caixa, que continha todos os males que apoquentam o género humano (lembram-se da “caixa de Pandora”), Panaceia recebeu o encargo de curar todos os esses males.

O seu nome deriva precisamente de “pan” (todo) e “akus” (remédio).     Portanto, uma “panaceia” é um remédio que cura todas as doenças.

Dizem os médicos que o excesso de peso é a principal causa da morte nos nossos dias.     Infelizmente é, pelo menos, o sintoma mais frequente, que hoje já começa na infância.

A minha “avó” Maria, de Camarate, que não ficava atrás do “avô” Jacinto, na sabedoria popular, dizia que “cautela e caldos de galinha não fazem mal a doentes.”.     Ao que ele retorquia que “vale mais coração alegre do que a botica”.     Eu acredito piamente nos dois. 

Mas também não ponho em dúvida a receita de longevidade que o tal médico escreveu hoje no meu jornal.

Uma pessoa que caminhar rapidamente ao ar fresco, três vezes por semana, durante cem anos, com certeza que não morre novo!

Senão, ouçam esta:   Um vizinho meu, que nunca tinha estado doente, sentiu-se indisposto e foi ao médico.     Este não lhe encontrou nada de especial, e até o felicitou pelo excelente estado físico na sua provecta idade.

“Com é que o senhor conseguiu isso?”.

“Vou lhe dizer, senhor doutor.    Quando a minha mulher e eu nos casámos, fizemos um acordo.    Sempre que surgisse entre nós alguma discussão, um de nós saía para a rua, ia dar uma volta, e, quando regressasse a casa, já tudo estaria esquecido.

E o senhor doutor não acha que um homem que passa 60 anos ao ar livre tem de gozar de boa saúde!”

3 Responses to “Panaceias para vida longa e saudável”


  1. 1 consueldaduarte 30 Setembro 2007 às 3:39 pm

    gostaria de baber o nome desta planta chamada panaceia pois já proucurei e niguem conhece.

  2. 2 Luiz Sérgio 25 Outubro 2007 às 4:26 pm

    Olha só !!! Eu bebo todos os dias chá da planta panaceia…É fantastico…Você sente a diferença…

  3. 3 nil 15 Março 2012 às 3:41 am

    eu vendo panacea na loja onde trabalho. indicamos para tratar de varias afecções inclusive da próstata


Deixe uma Resposta

