Moreno

Uma história simples, hoje.

O adjectivo MORENO, que deu origem ao apelido igual.   Qual foi a sua origem?

Pois veio de MORA, uma forma antiga de Amora, que em grego era moron e em latim moru(m).   Em português deu-se a prótese, tão comum entre nós, e ficou amora.   Em espanhol e italiano é simplesmente mora.

E aquele que tem a cor da amora, a dar para o escuro, é moreno..

“Morena, morena de olhos castanhos… ” era a filha do boticário nas “Pupilas do Senhor Reitor”, do Júlio Dinis.

E Moreno era o apelido do meu “avô Jacinto” – o tal de Camarate – que provavelmente seria de origem moura.   Ele até nasceu em Mouriscas, no Ribatejo.

No meu tempo de estudante, usávamos no liceu os dicionários de francês do professor Augusto Moreno.   Só passados muitos anos, nas minhas deambulações pelo norte de Portugal, vim a saber que o professor era de Lagoaça, onde ainda existe o solar da família, e que esta era de origem cristã-nova, ou seja de judeus forçados a converter-se ao cristianismo em 1497.

Bem perto de Lagoaça, em Freixo de Espada à Cinta, havia outros membros da família Moreno, entre eles um Norberto Moreno, que foi professor no Instituto Teológico Israelita, do Porto.   E, como em hebraico “morenu” significa “nosso professor”, houve especulações de que fosse essa a origem do apelido.  Pode ter havido alguma coincidência, mas não necessariamente.

O apelido é também muito conhecido em várias províncias espanholas. 

19 Responses to “Moreno”


  1. 1 Ralf Wokan 10 Fevereiro 2007 às 11:36 pm

    Prezado Inácio,

    “morenu” (nosso professor) diz a JewishEncyclopedia ser um titulo na Alemanha , portanto ashkenazi ?
    http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=793&letter=M

    Há uma diferença entre Morenu e Hakam ?
    Mencionei no meu blog o Haham David Nieto sem saber com exactidão explicar/traduzir este titulo.

    Many thanks !
    Ralf

  2. 2 Nuno Matos 11 Fevereiro 2007 às 1:25 pm

    Simples mas elegante, ou não fôra «Morena de olhos castanhos» a filha do boticário na obra desse Júlio Dinis por quase todos tão tristemente esquecido!
    Cumprimentos

    Nuno Matos

  3. 3 Ezequiel Borges Moreno 21 Junho 2010 às 12:20 am

    Meu amigo, sou advogado no Brasil e descendente da familia Moreno proveniente de Freixo de Espada a Cintra, meu pai e seus irmaos meu avo e seus irmaos vieram como imigrantes ao Brasil em 1939 e muito me falava de sua terra natal, principalmente de seu parente que era professor emerito na provincia e de sua casa de pedra. Tenho muitos desejos em conhecer o lugar. O principal motivo desta seria agradecer seus estudos sobre minha familia e deixar meu e-mail para contato. grande abraco. ezequiel

  4. 4 Ezequiel Borges Moreno 21 Junho 2010 às 12:28 am

    meu e-mail para o caso de algum parente entrar em contacto ebmoreno.adv@ig.com.br

    • 5 JESULINO DE SOUZA MORENO 5 Outubro 2015 às 8:32 pm

      Olá Ezequiel ! Tambem sou MORENO, e sei que sou descendente de Espanhol. Gostaria muito, se pudesse, reunir ou conhecer todos os MORENO que existem no Brasil e tbm na Espanha. Não sei bem em quais graus, mas seis que somos todos parentes nessa linhagem. Oportunamente aprofundaremos melhor nesse assunto. Abs. JESULINO MORENO

      • 6 Luan pablo de vasconcelos moreno 24 Março 2016 às 12:21 am

        Olá sou de fortaleza ce e tbm sou um moreno e tenho um grande desejo de conhecer minhas origens independente do grau sendo moreno é o que importa

  5. 7 Jonas Ratier Moreno 15 Setembro 2010 às 9:03 pm

    Prezado, boa tarde!

    A origem dos Morenos de Portugal e de Espanha é a mesma? Abraços.
    Jonas R. Moreno

  6. 8 Inacio 16 Setembro 2010 às 8:42 am

    Estou convencido de que em Portugal (e em Espanha) o apelido Moreno teve várias etimologias e significados, como procurei explicar no meu post.
    Soube recentemente que o meu Avô adoptivo Jacinto Fernandes Moreno, que era natural de Mouriscas, se chamava originalmente Jacinto Fernandes, apelido do seu pai. Depois acrescentaram-lhe Moreno… provavelmente por ser moreno…

    Também soube que um amigo judeu ashkenazy, ao naturalizar-se português, tomou o nome adicional em português de Moreno. Explicação: o apelido de sua mãe era Weissnicht, o que significa “não sei”. Como “weiss” significa também “branco” (em alemão e em yidish), alguém interpretou “Wissnicht” como “branco não”. E então, se não é branco… é moreno. Assim masceu um nome…

    Quanto à pergunta do amigo Ralf, Haham significa “sábio”. Era esse o título que tinham os rabinos sefarditas. Ainda hoje, na língua árabe, quando querem traduzir o hebraico “rabi”, dizem “haham”. Os rabinos ashkenazis são designados como “rabi”.
    “Rabi” também é usado na acepção de “meu mestre”.
    Morenu é rabenu são duas designações equivalentes para “nosso mestre”.

    Inácio

  7. 9 Ercilio Moreno 3 Dezembro 2010 às 3:50 am

    REVERENCIAS , MUITO OBRIGADO !
    MEUS MELHORES AGRADECIMENTOS POR ESSA AULA .
    TUDO BEM E DO MEU INTEREÇE ,CONTUDO QUE SERIA DA HISTORIA SE NAO OUVESSE OS ABNEGADOS HISTORIADORES , NOVAMENTE , MUITO OBRIGADO !

  8. 10 gabriela moreno 23 Fevereiro 2011 às 9:51 pm

    boa tarde,

    entao,com essa resposta você quis dizer que a origem dos Morenos de Portugal e de Espanha pode nao der a mesma?

  9. 11 José Vieira de Castro 26 Abril 2011 às 2:55 am

    Procuro parentes na Espanha…

    Família de José Moreno Gerrero, que veio para o Brasil em 1925, e que era casado com Maria Moreno Rueda,tendo na época os filhos: Joé, Antonio,Miguel e Antonia. Posteriormente nasceu, já no Brasil, a filha Josefa.

    Sei que em Málaga, vivem parentes: Moreno, Rueda, Gimenez e Plaza, mas pewrdi contato com eles desde 1990.

  10. 12 itys moreno 25 Agosto 2011 às 3:45 pm

    meu email a familia moreno pode entrar en contato bjus
    umshowdemorena18@hotmail.com

  11. 13 Moreno 26 Agosto 2011 às 10:49 pm

    Olá a todos os Morenos, tb sou Moreno, sendo o meu avô de Alfandega da Fé, a minha questão é, saber se os Morenos poderam ter vindo de Espanha.

    Obrigado

  12. 14 Angelo Cardoso 8 Novembro 2012 às 8:31 pm

    Moreno tem origem na África. Vem de mouro (muçulmano, sarraceno, natural da antiga Mauritânia (África Ocidental).

  13. 15 Emanuel Moreno 8 Janeiro 2013 às 3:08 pm

    Olá,
    Eu sou Caboverdiano e o meu apelido é Moreno. Estou curioso em saber, se possível e por favor, algumas indicações ou pistas sobre esse apelido (mais concretamente o dos Caboverdianos) porque aqui em Cabo Verde existe um muitos Morenos.

    Obrigado.

  14. 16 Caio Moreno 29 Novembro 2015 às 11:01 pm

    Olá pessoal me chamo Caio Moreno Oliveira e saúdo a todos os Morenos… o nome de meu Bisavó é Nestor Bispo Moreno e meu Tataravô é Zeferino Lauterio Moreno… eles viveram na região da Baía de Camamu na Bahia…essas são todos as informações que tenho… e gostaria de saber minhas origens… alguém tem informações? Deus abencoe a todos!

  15. 17 welir 23 Maio 2016 às 8:36 pm

    Olà,sou welir e faço parte da familia Moreno,meu pai Manoel Moreno de Oliveira naceu em 11/08/1918 o pai do meu pai si chamava Belarmino Moreno de oliveira,meu pai è falecido,ele falou que naceu em Valencia Bahia,eu nao pegeui o nome moreno,mas meus irmao sim,meu pai colocou o sobrinome moreno sò em dois filhos seus,meu pai teve 15 filhos,e sò colocou o sobrinome moreno em dois,Antonio Moreno de Oliveira e Atenor Moreno de oliveira, meu irmao Etevaldo ia sempre na casa di seu tio Nestor,mas eu nao conhecir Nestor.Nestor vivia na Bahia.Meu pai viveu em uma cidade muito pequena di nome (Estiva faz parte di itapè )-Bahia.Meu pai foi a procura do seu tio Ernesto,chegando la em itapè nao encontrou o seu tio,nao sei muito sobre a familia do meu pai,sò conhecir a sua irma Zelinda Moreno de Oliveira ,meus avos nao conhecir,a mae do meu pai faleceu quando meu pai tinha poucos meses,depois o pai dele si casou com outra mulher,meu pai foi morar com a avo dele,depois a sua vò faleceu e ele foi a procura do tio Ernesto.Mas nao tive o prazer di conhecer eles,nem fotos tem,nao sei como era meus avos,e bisavòs.Mas sò nao entendo por que meu pai nao foi procurar sua familia,quem era a familia do meu pai.Essa è uma pergunta que faço sempre.Si alguèm quer entrar em contato comigo eu tenho facebook,mi chamo welir santos de oliveira.

  16. 18 sofiamoreno 21 Novembro 2016 às 2:50 am

    Olá a todos! O meu nome é Sofia Moreno; sou do Alentejo, zona sul de Portuga. Teria muito interesse em procurar alguém que faça um trabalho de pesquisa genealógica sobre a família Moreno. Alguém me pode ajudar?


  1. 1 how to know who blocked you on whatsapp Trackback em 3 Novembro 2015 às 1:00 am

Deixe uma Resposta

