Eterno repouso

“Koiman”, em grego, significa “por a dormir”. Daí “koimeterion”, dormitório. 

Para o latim passou com a forma de “coemeterium”. E dai, o dormitório deu eufemisticamente “cemitério”.  

História curtinha e fácil, não é?  Depois temos necrópole, do grego nekros, corpo. E sepulcrário, lugar dos sepulcros, do latim sepelire, enterrar.

4 Responses to “Eterno repouso”


  1. 1 a. cardoso 28 Novembro 2006 às 12:58 pm

    Caro Inacio:
    Que me diz da minha ideia de que as sepulturas escavadas na rocha existentes em Portugal, mas muito mais a norte que a sul, possam ter sido sepulturas judaicas na epoca alto-medieval?

    Ja agora passe pelo meu sitio e veja o quanto presuncoso eu sou!!!

    Shalom.

  2. 2 provisorio 9 Dezembro 2006 às 6:22 pm

    Passeando pelos bogs eis que encontro este.
    De facto interessante, para quem, como eu não tem o minimo dominio da palavra mas tem pena.
    Voltarei se possivel fôr

  3. 3 provisorio 9 Dezembro 2006 às 6:27 pm

    Já agora, se tiver a amabilidade de me vistar, tente esclarecer o que refiro no meu post “Consultas?” de 8 de Novembro.
    Obrigado

  4. 4 provisorio 9 Dezembro 2006 às 8:48 pm

    Muito obrigado pela sua visita, e pelo esclarecimento.
    Era algo que entendia não estar correcto, mas, continuando a entender da mesma forma, fico de facto esclarecido.
    Dei uma pequena vista de olhos ao seu site, que não deixarei de visitar, não só pelo interesse que me despertou, mas também pelo que por certo aprenderei com ele.


Deixe uma Resposta

