Terra de coelhos

Relendo a minha entrada anterior, verifico que deixei no ar uma referência à Espanha, que exige um esclarecimento urgente. 

Espanha – Ibéria – Sefarad  

Comecemos por verificar que o toponímico hebraico Sefarad, só tardiamente foi atribuído à Andaluzia árabe, e, posteriormente, a toda a Península Ibérica, incluindo Espanha e Portugal. 

A origem da palavra é bíblica, e encontra-se apenas no único capítulo do livro de Obadiah: “E os exilados de Jerusalém que estão em Sefarad”.   Pensa-se que geograficamente esse lugar seria Sardes, na Ásia Menor. 

Assim como Ashkenaz, com o significado de Alemanha, nos textos antigos hebraicos, era na Bíblia um simples nome próprio. 

Ambos os termos foram escolhidos pelos autores antigos para designar áreas geográficas diferentes, que deram também origem à designação de judeus sefarditas e ashkenazitas.

Como se deduz facilmente, também “safardana”  tem a mesma origem.

A Espanha aparece no Talmud, mas designada como Ispâmia. Curiosamente numa expressão, “Sonhos em Ispâmia”, que nos lembra, pelo seu significado, a expressão francesa: “Bàtir dês chateaux en Espagne”, cuja origem é provavelmente muito diferente. 

E Ispàmia tem sido explicada – atenção à aconselhada pitada de sal – outra vez ao fenício, palavra composta de “I”, que hoje significa em hebraico “ilha” , mas que originalmente significa “terra, continente” e “Shapham”, significando “coelho”. 

Terá sido a abundância de coelhos na Península Ibérica que mais impressionou os precursores fenícios, ao ponto de lhe darem esse nome? 

Se encontrarem algum, perguntem-lhe e depois não se esqueçam de me informar.   Obrigado.

1 Response to “Terra de coelhos”


  1. 1 a. cardoso 16 Novembro 2006 às 8:51 am

    Sempre a dar-nos novidades sobre as palavras; ora entao “alarve”!!!

    Shalom


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: