Poitevine (ou Patavina-II)

Tenho a agradecer ao apreciado visitante Konrad o ter-me chamado a atenção para o interessante blog com os textos de Luís da Câmara Cascudo.

Temos um ditado em hebraico que diz: “Todo aquele que transmite um dito, citando o nome de quem o disse, traz salvação para o Mundo”. 

Antes de mais, um esclarecimento, que já devia ter feito há muito tempo. Eu escrevi aqui que gosto muito da história das palavras.

Deveria ter acrescentado logo que não sou, de forma alguma, uma autoridade na matéria, e não sei sobre ela mais do que as fontes que consulto para aprender.

Interessante a explicação oferecida por Cascudo para a origem da expressão “Não perceber patavina”. Não a encontrei em mais nenhuma fonte. E, qualquer delas, como dizem os italianos, “Si non è vero, è ben trovato”.

No próprio blog, em que foi publicada a versão de Cascudo, está também um comentário de Wilson, referindo a versão que eu encontrei.

O que não há dúvida é que “Poitevin” (e no feminino “Poitevine”), se refere a Poitiers, na França.

E “Patavino” (e no feminino “Patavina”) se refere a Patávia ou Pavia, na Itália. (Daqui a bocadinho já falamos no termo Itália).

E ambos os termos se utilizam isolados, com o seu significado semântico, em muitas outras frases.

Na minha modesta opinião, que evidentemente não é autorizada, a versão que encontrei nas fontes que consultei, parece mais apropriada à expressão popular “Não perceber patavina”.  Aqui patavina é uma língua, que se não entende.

A versão de Cascudo, parece assentar que nem uma luva, nessa outra expressão popular “Não ligar patavina”. Aqui patavina é uma coisa sem valor, talvez um ceitil. (ár sibti, do top. Ceuta) 1 Antiga moeda portuguesa que valia um sexto do real. 2 Quantia insignificante.  

0 Responses to “Poitevine (ou Patavina-II)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: