Blog

Sendo esta a minha primeira entrada no blog sobre a história das palavras, é justo que comece com a palavra BLOG.
Segundo um dos meus dicionários, Blog é um página da Web cujas actualizações são organizadas cronologicamente. É uma forma abreviada da expressão inglesa “Web Log”, o que, há poucos anos, seria traduzido à letra por “Lenha na teia da aranha”.
“Web” é uma teia. Não só de aranha, mas também a teia do tear, do fabrico de tecidos. Aparentado, pois, com o “weave” (tecer)
Desde que surgiu a Internet, o termo passou a fazer parte da expressão “World Wide Web” (Rede que engloba todo o mundo), que todos nós conhecemos mais comummente por WWW.
“Log” apareceu na língua inglesa, em fins do século XIV, não se sabe de onde, para designar um pedaço de madeira, que resulta quando se parte lenha. A sua etimologia é desconhecida, pois não se lhe conhece parentela em qualquer outra língua. Talvez seja prima afastada do antigo termo germânico, que designava uma árvore caída.
(Pensando agora melhor, sem ser especialista, não estará também relacionado com o português “lenha”, proveniente, por sua vez, do latim legna?)
Como é que a lenha se liga com o nosso “blog”?

Pois bem: antigamente, quando os marinheiros queriam medir a velocidade do navio, atavam um pedaço de madeira, a uma corda, em que faziam nós a intervalos regulares, e lançavam no mar. O pedaço de madeira, ou “log”, servia para manter a corda à tona da água. O número de nós da corda, em determinado período de tempo, indicava a velocidade do navio. Daí também o medir-se a velocidade dos navios em “nós” (“knots” em inglês), milhas náuticas por hora.

A velocidade, medida em nós da corda, em cada “log”, era registada diariamente num livro de bordo, o livro dos “logs”, o “log book”.
Por extensão, o “log book”, ou simplesmente “log”, passou a designar também qualquer livro em que se fazem registos diários, um “diário”.
Em informática o verbo “log”, na expressão “log in” aproveitou, por extensão, o mesmo significado: registar-se.

E cá temos “log” um livro em que registamos qualquer coisa todos os dias, ou de quando em quando, mas por ordem cronológica.
E se esse registo é feito na teia ou rede da Internet, temos um “Web log”, ou, abreviando “BLOG”.

Não posso imaginar o que significará “blog” daqui a dez anos. Provavelmente algo de completamente diferente do que o termo designa hoje.

Há duas horas apenas, eu tinha a certeza de que nunca viria a servir-me de um blog. O email de um amigo, que me enviou o endereço do seu enésimo blog, cada um dedicado a um tema diferente, levou-me a pensar que talvez fosse uma solução para arquivar os meus apontamentos sobre palavras com história, que já não me cabem mais nas estantes.

E aqui estou a fazer “login” no meu novo “blog”.

Tenham um bom dia, meus senhores (se é que alguém vai ler estas coisas que eu aqui escrevo). E, se quiserem comentar, acho que haverá aqui um lugar para clicar e enviar-me uma palavrinha. Ainda não sei bem como é que isto funciona. Mas será bem-vindo.

1 Response to “Blog”


  1. 1 Rafael Reinehr 2 Maio 2007 às 2:12 am

    Prezado Inacio, desde já ficas aqui os parabéns pela iniciativa de dividir com pessoas como eu vosso conhecimento. A filologia, o estudo da origem das palavras e suas relações é um campo realmente interessante. Aproveito para, com humor, sugerir uma ligação do termo log com lenha: aqui no Brasil, cunhamos com a expressão “descer a lenha” qualquer tipo de agressão violenta, quer seja um chute forte na canela de um jogador de futebol ou mesmo uma agressão verbal acintosa. Existem muitos blogs que encaixam-se nesta descrição. O seu, é claro, passa distante dela. Um fraterno amplexo e até mais ver. Uma visita casual à minha casa (http://reinehr.org) ou ao meu Armazém de Idéias Ideais (http://armazemdeideias.org) é bem-vinda.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: