Joaninha

“Joaninha voa, voa
que o teu pai foi p’ra Lisboa”

No meu tempo, era uma cantiga que se ensinava às crianças pequenas, e se cantava quando um desses simpáticos bichinhos pousava na nossa mão ou no nosso corpo.
Há centenas de tipos diferentes de joaninhas, pequenas baratinhas afinal, mas a mais comum em Portugal era vermelha, com pintas pretas, e realmente simpática, sobretudo para os agricultores, porque é um predador, que se alimenta de insectos mais pequenos, principalmente pulgões e moscas, que destroem as culturas.
Além disso, em muitas culturas, ver uma joaninha, ou tê-la pousada no nosso corpo, é sinal de boa sorte.
Talvez seja essa a razão pela qual, em muitas línguas, além do seu nome científico, coccinella, ela seja conhecida vulgarmente por nomes relacionados com a divindade ou com os santos.
Nalgumas partes do mundo existem lendas que atribuem à joaninha o papel de mensageiro de ligação entre Deus e os homens.
Em inglês, por exemplo, o nome é “ladybug” ou “ladybird”, sendo, neste caso, “lady” uma abreviatura de “Our Lady”. Portanto “baratinha ou passarinho de Nossa Senhora”. Também “Lady cow”, ou “vaquinha de Nossa Senhora”.
E também têm uma cantiga infantil muito parecida com a nossa. Esta é uma das variantes:

Ladybird, ladybird fly away home,
Your house is on fire and your children are gone,
All except one,
And her name is Ann,
And she hid under the frying pan.

O atributo “vaca” aparece, curiosamente em vários idiomas: em alguns dialectos espanhóis “vaca de San António”, mas também “mariquita“, lembrando novamente Maria, Nossa Senhora.
Em russo e finlandês é a “vaca de Deus“.
Em sueco Jungfru Marias nyckelpiga “a serva da Virgem Maria”
Até em hebraico, que obviamente não iria utilizar um termo religioso cristão, diz-se “vaca de Moisés”, provavelmente com origem nos dialectosdo yidish, onde a joaninha se chama também “vaquinha de Moisés” e também “cavalinho de Moisés“,
Em alemão é “Marienkaefer” (baratinha de Maria), mas também, embora menos usual, Herrgottsmückel “insecto de Deus” e “vaca de Deus”.
Em francês o nome mais usado é “bête du Bon Dieu” (bichinho do Bom Deus) ou “poulette du Bon Dieu” (franguinho do Bom Deus) e também “barbelote“, nome que serviu para a equivalente cantiga infantil:

“Barbelote, barbelote, monte au ciel,
Garde-moi une place auprès du bon Dieu”


Também em catalão temos “gallineta de la Mare de Deu”
Uma variante italiana é “porceletto de S. Lúcia” (porquinho de Santa Lúcia”, e também “pecorella della Madonna” (ovelha de Nossa Senhora) e também “boarina del Signor” (passarinho do Senhor).
“Boarina”, um termo italiano pouco usado, é talvez o mais parecido com o nosso “joaninha”, nome para o qual não achei até hoje qualquer explicação.
Quem seria esta “Joana” ou “Joaninha” que deu o nome ao simpático bichinho? Haverá alguma lenda popular relacionada com ela?
Se alguém souber, e me quiser esclarecer, ficarei muito grato.

About these ads

21 Responses to “Joaninha”


  1. 1 ana 23 Maio 2007 às 7:35 pm

    horrivel nao gostei disso nao aacheinada do q eu q eca odiei

    • 2 Fabricio 8 Outubro 2009 às 9:03 am

      Ana, seria muito feliz se prestasse um pouquinho de atenção em seu próprio nome: ele está contido no mesmo da joANA ou joANINHA… um belo nome e um belo inseto! E parabéns ao autor dessa página!!!!

  2. 3 Joana 24 Junho 2007 às 9:53 pm

    .. Adorei a história,nao podia ter encontrado melhor surpresa!! Obrigado ao autor!
    .. Cara Ana, com essa maneira de interpretar o mundo, vais continuar a odiar muita coisa,.. Nao vale a pena,..
    .. Voa-voa, a vida é linda, só há que buscar o ângulo mais interessante para espreitar!..

  3. 4 Ladybird 22 Novembro 2007 às 12:38 am

    Olá,

    Foi uma bela surpresa encontrá-lo. Ao seu blog e especialmente a este texto sobre a origem da palavra joaninha.
    Eu tenho um blog com o nome de ladbybird, e já algum tempo que queria saber um pouco mais acerca destes bichinhos maravilhosos.
    Estava a tentar descobrir como se diz joaninha nas várias línguas e voilà, encontrei o seu texto, simplesmente, delicioso. Parabéns.
    A joaninha sempre foi um bichinho que me fascinou, e agora que tenho oportunidade de saber um pouco mais sobre ele, ainda me fascina mais.
    Gostei muito de passar por aqui.
    Au revoir

  4. 5 Joana Hespanha 19 Dezembro 2007 às 11:10 pm

    Eu sou uma Joaninha, que bem conheces !!!!!
    Foi com imenso prazer que acabo de receber o teu site, obrigada …. e obrigada à pessoa que te deu o meu e mail.

    Mas gostei da descrição da “Joaninha” também eu gostaria saber mais sobre essa história.
    Adeus

  5. 6 Helen 14 Abril 2008 às 12:07 am

    oi! sou estudante de programação visual e estava procurando por qual motivo chamam o inseto de joaninha! ñ achei o q eu queria mas é bem interessante o seu site!

  6. 7 Benevides 15 Junho 2008 às 11:04 pm

    Procurava a origem do nome “joaninha”, não encontrei, mas seu texto é realmente interessante. Parabéns.

  7. 8 Ines 30 Outubro 2008 às 1:24 am

    gostei mesmo mt …

  8. 9 Dalva Alves Paixao 14 Dezembro 2008 às 3:54 pm

    Gostei muito, estou a pesquisar sobre joaninhas pois sou escritora, e qual não foi minha surpresa, eu devota de nossa senhora, vou fazer um livro infantil sobre joaninhas, elas fizeram parte de minha infancia, ladyburd, amei…

  9. 10 Edite Coelho 1 Julho 2009 às 11:38 am

    Adorei este “lençol” de explicações sobre Joaninhas. Mas que nome havemos de dar a uma espécie de joaninhas da Guiné-Bissau que são da cor do ouro? Quando vi uma pela primeira vez, quando lá voltei para leccionar, nem queria acreditar no que estava a ver: baixei-me para apanhar o que julguei ser uma pequeníssima medalhinha de ouro e… a medalhinha levantou voo com as suas quatos asinhas! Nem queria acreditar. Lembrei-me logo desat espécie quando li o seu artigo. Parabéns pelo site. Continue, pois põe muita gente a aprender. Obrigado.

    • 11 Fabricio 8 Outubro 2009 às 9:00 am

      Cara Edite, sou especialista em insetos e tenho um carinho especial por joaninhas. Porém, o inseto cor de ouro ao qual se refere, acredito ser provavelmente é um besouro da família Chrysomelidae (diferente das joaninhas, que são da Coccinelidae). Os crisomelideos são insetos muito bonitos e muito comumente confundidos com joaninhas… Caso tenha mais informações, gostaria de saber, porque não conheço joaninhas cor de ouro, mas adoraria! Abraço!

  10. 12 Edite Coelho 1 Julho 2009 às 6:45 pm

    Querida Ana: deve estar a passar por um momento muito difícil para demonstrar tanta amargura. Por vezes há momentos em que é difícil ver a beleza da vida no voo de um colibri, na grandiosidade de um elefante, na graciosidade de um narval,nos movimentos de um tubarão que limpam os Oceanos das impurezas,no coaxar de uma rã, ou no bater das asas de uma libelinha. Lembre-se de agradecer a quem ensina sem nada pedir em troca. Lembre-se de que todos nos ensinam alguma coisa. E não se esqueça que mesmo os que praticam más acções, nos ensinam a não ser como eles. Espero que a sua triteza não se deva ao desaparecimento de um filho. Esperando que neste momento esteja a olhar o futuro com mais esperança, envio-lhe um abraço de solidariedade.
    Edite Coelho

  11. 13 Ju Reis 23 Setembro 2009 às 6:29 am

    Adorei a explicação sobre o nome das joaninhas… Me ajudou muito. pois estou trabalhando um projeto os bichinhos do jardim na escola em que atuo como professora de educação infantil.

    abraços… espero sua visita no meu cantinho.

  12. 14 Silvana 7 Novembro 2009 às 1:38 pm

    Eu, estranha

    Sei que tenho deixado grampos espalhados por onde passo

    Tenho procurado um pouco de sorriso

    e um brilho no olhar através do espelho.

    O que encontro é um resto de esperança.

    Sei que tenho negligenciado meus sonhos

    Tenho me importado demais

    com o que os outros pensam é certo

    mesmo não acreditando que o certo é o melhor.

    E tenho muitas manias.

    Uma delas: gostar mais das pessoas que elas de mim.

    Outra é buscar significados em tudo

    Tudo o que me parece estranho e ainda,

    a de acreditar que joaninhas dão sorte.

  13. 15 TAYNA 10 Dezembro 2009 às 6:36 pm

    AS JOANINHAS

    As joaninhas sempre me facinaram,elas sao os insetos que mais gosto…
    Quando pequena tinha 6 joaninhas minha tia levou 5 delas para casa e feiquei com uma so,ai deu um temporal de chuva ai procurei a joaninha mas nao a encontrei ai disse a minha vo que ela tinha fogido e nunca mais iria voltar..
    pedi para minha vo que orace para a joaninha nao morrer e cuidar dela onde quer que ela esteja, no dia seguinte minhya vo acordou cedo para trabalhar ai elafoi ate o meu quarto diser que la fora tinha mais de 100 joaninhas ai levantei e fui ver elas eram lindas e valiosissimas no dia seguinte acordei e nao tinha mais nenhuma mas nao fiquei triste pois des da quele dia pasei a acreditar mais em deus pois deus fas milagres em nossas vida mesmo quando estou so

    ENTAO VC ACREDITA EM MILAGRES?

    POIS EU ACREDITO

  14. 16 TAYNA 10 Dezembro 2009 às 6:40 pm

    AS JOANINHAS

    As joaninhas sempre me facinaram,elas sao os insetos que mais gosto…
    Quando pequena tinha 6 joaninhas minha tia levou 5 delas para casa e fiquei com uma so,ai deu um temporal de chuva ai procurei a joaninha mas nao a encontrei ai disse a minha vo que ela tinha fogido e nunca mais iria voltar..
    pedi para minha vo que orace para a joaninha nao morrer e cuidar dela onde quer que ela esteja, no dia seguinte minha vo acordou cedo para trabalhar ai ela foi ate o meu quarto diser que la fora tinha mais de 100 joaninhas ai levantei e fui ver elas eram lindas e valiosissimas no dia seguinte acordei e nao tinha mais nenhuma mas nao fiquei triste pois des da quele dia pasei a acreditar mais em deus pois deus fas milagres em nossas vida mesmo quando estou so

    ENTAO VC ACREDITA EM MILAGRES?

    POIS EU ACREDITO

  15. 17 Ana Lúcia 22 Julho 2010 às 12:55 am

    Amo esses animalzinhos e amei o texto.

    P A R A B É N S ao autor!!BJs

  16. 18 Priscila 14 Outubro 2010 às 4:17 am

    Estava procurando uma historia que falasse da origem da Joaninha, para apresentar na creche do meu bebe, e essa caiu como uma luva, já que eles vão logo aprender falar, vai ser um barato ve-los tentar falar Joaninha em outro idioma. ADOREI-Obrigada.

  17. 19 kamilla 12 Agosto 2011 às 11:21 pm

    adorei, estava procurando um texto sobre joaninhas…e este é perfeito!!

    gostei muito.

    parabens ao autor

  18. 20 carla 25 Novembro 2011 às 1:11 am

    adorei mas naum era esse tipo de texto que euy keria

  19. 21 coseditalia 18 Maio 2014 às 3:47 pm

    Há tantos Joões e Joanas na História: o Batista, primo e precursor do Cristo; o Evangelista, prisioneiro da Ilha de Patmos, Joana de Cusa, mártir num circo de Roma, junto ao filho; Joana d”Arc, a dama da liberdade; Joana de Ângeles e tantos outros; e também Joaninhas, “belos insetos de Deus”.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s





Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 485 outros seguidores

%d bloggers like this: